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AS VANTAGENS DE SER PEQUENO


Não é preciso muito para entender as razões dos complexos de inferioridade que ficam à mostra nas diversas esferas da sociedade brasileira. A história do Brasil justifica muitos desses complexos que são compensados com manias de grandeza. Quantas frases você já não ouviu acompanhadas dos adjetivos “o maior da América Latina” ou “o melhor do mundo” para nossas belezas naturais, nossos jogadores de futebol, nosso carnaval, nossas construções arquitetônicas?


“Ser grande”, afinal, como objetivo principal, é o único caminho possível para o sucesso? Não para a opend. Uma empresa que entende que “ser grande” não é sinônimo de “competência”, “eficiência”, “auto-confiança” está alinhada com o que há de mais atual na gestão de projetos, de pessoas e de relacionamentos. “A vantagem de ser pequeno é que podemos nos reinventar com mais facilidade e agilidade, o tempo de resposta é imediato, e temos como planejar e executar sem frescura”, explica Ivan Alatxeve, co-fundador da opend.


Na prática, as vantagens desse processo de trabalho passam por:

  • Flexibilidade do diálogo interno e com clientes;

  • Trabalho que tem como objetivo o bem comum, e não pessoal;

  • Metodologia sem engessamentos, sendo ajustável de acordo com cada situação e cliente.

Seguindo essa linha de raciocínio, Alatxeve relata uma situação comum e recorrente na rotina diária da agência: “Muitas empresas fazem planejamentos anuais ou para os próximos 5 anos e seguem à risca o plano, mesmo que ele esteja levando a empresa para o suicídio. Nós temos uma visão macro do planejamento, mas os ajustes são feitos periodicamente, sejam em custos, investimentos, direcionamentos comerciais ou outras áreas.”


Lidar com diversos perfis de clientes é uma prática que requer uma capacidade de ser flexível e a habilidade de ensinar e, ao mesmo tempo, aprender com o outro. No melhor espírito colaborativo, ser generoso com suas próprias ideias e com as ideias dos outros é uma das ferramentas diárias da opend.


“Temos alguns clientes pequenos e grandes que nos contratam apenas porque precisam de um braço que saiba operacionalizar as ferramentas. Em suas mentes, conseguem enxergar todo o trabalho pronto. No dia a dia, lidar com isso tem seus prós e contras, porque temos a missão de dizer a verdade dentro da nossa visão crítica. Temos o olhar do designer que entende que o resultado não vai ficar legal, temos o olhar de negócios que mostra que aquela ideia não vai funcionar”, analisa Alatxeve.


Mas o que fazer se o cliente ignora a orientação dos especialistas? “Deixamos clara a nossa visão e executamos o que ele quer. Não podemos ter o orgulho de sentarmos sobre a nossa verdade, afinal de contas, temos que dar o benefício da dúvida e aceitar que o cliente deve entender melhor do negócio dele do que nós.” Somos a opend uma agência de branding e design de embalagens, vem com a gente!


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